Pequena reflexão Mateus 07:12 .

Três lições bonitas de vida o Senhor nos ensina hoje em Sua Palavra. A primeira delas é não desperdiçar, não estragar e não jogar aos cães e aos porcos os tesouros preciosos do Reino dos céus, do nosso coração e da nossa vida. Algumas vezes, nós perdemos muito tempo com discussões inúteis e conversas vãs; queremos, muitas vezes, converter e convencer as pessoas à base de gritos e de discussões sem fim, os quais, na verdade, não levam a nada.
As coisas santas, as coisas de Deus e os verdadeiros valores devem ser vividos e testemunhados, não devem ser objeto de brigas e divisões entre as pessoas. Então a primeira coisa para isso não acontecer é não atirarmos as coisas de Deus nos espaços e nos corações que não estão abertos para conhecer essa verdade, que para nós é convicção.
Outro ensinamento da Palavra de hoje é a regra de ouro evangélica: tudo o que queremos que os outros façam a nós, façamos nós primeiro a eles. Queremos que os outros sejam educados conosco, primeiramente precisamos ser educados com eles. Não adianta querer que as pessoas nos deem “bom dia” e um sorriso e sejam educadas conosco se não sabemos fazer o mesmo. Da mesma forma, não adianta querer receber amor se não sabemos dar amor. E não façamos o mal se não queremos receber o mal de ninguém, não sejamos semeadores de práticas desonestas. E não façamos mal a ninguém se não desejamos que os demais nos façam mal. Não prejudiquemos ninguém para também não sermos prejudicados.
A terceira regra do Evangelho de hoje é não procurar o caminho mais fácil, a porta mais espaçosa, o caminho das facilidades. Muitas vezes, o mundo nos mostra caminhos que parecem tão simples, mas, no fundo, são desonestos. Como no caso em que as pessoas ganham dinheiro sem nenhum esforço, muitas vezes, fraudando o outro e pegando o que não é correto, ensinando-nos a buscar o prazer pelo prazer, a vantagem pela vantagem, o jeitinho pelo jeitinho. Desse modo, vivemos uma vida sem ética e sem compromisso.
Existe uma lei e um ditado que querem nos ensinar que o mais importante é o fim e não os meios para atingi-lo. É bom nos lembrarmos que este caminho não é o caminho evangélico, que esse ensinamento não é o de Jesus.
O ensinamento de Jesus é para termos uma vida ética, correta, para que levemos a sério Seus mandamentos e Seus ensinamentos. E ainda que, muitas vezes, estes pareçam duros, difíceis, esse é o caminho que nos leva à vida! Muito cuidado com aquilo que é fácil demais, com aquilo que é livre demais, com aquilo que não conhece leis, direção e regras.
O Reino de Deus tem leis e regras não para nos punir, mas para nos educar, nos formar e nos colocar na forma e na direção corretas!