Pular para o conteúdo principal

Pequena reflexão tamanho de nossa fé.


A fé é aquela virtude que nos mantêm de pé, e não nos permite desanimar mesmo que os desafios sejam os maiores do mundo.
Naquele tempo, os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria” (cf Lc 17,5-6).
Nosso Mestre Jesus está hoje nos ensinando o que a fé pode fazer em nossa vida. Você muitas vezes já escutou – ou até falou – que a fé move montanhas. E a fé, de fato, move montanhas. Quantas montanhas estão em nosso coração, impedindo-nos de caminhar, de irmos para frente, de olharmos o outro lado do horizonte? Como, meu Deus, vou vencer esse monte ou essa montanha de problemas, de preocupações, de coisas que tem impedido a minha vida de ser melhor?
Nós só podemos clamar, como hoje clamaram os apóstolos: “Senhor, aumenta a nossa fé!”; e o Senhor que conhece a nossa pobreza, a nossa fraqueza, vem em nosso socorro e faz crescer em nós a fé como este dom sublime.
Vamos meditar uma questão: uma vez que estamos no Ano da Fé, nós temos a fé como dom teologal, aquilo que é infuso por Deus em nós. A fé como virtude teologal, nos permite chegar até Deus, acreditar e depender d’Ele. A própria Palavra diz que “sem fé ninguém pode agradar a Deus”; ninguém pode fazer a vontade d’Ele, sem fé não podemos contemplar a grandeza de Deus no meio de nós. 
A partir daí, vamos entender que “fé” e “acreditar” não são a mesma coisa, ainda que para ter fé é preciso acreditar. Mas nem todos que acreditam tem fé! Nós acreditamos naquilo que as pessoas nos dizem, acreditamos nas placas e bulas de remédios, acreditamos no motorista que vai nos levar para ali e aqui.
Mas a fé a qual nos referimos se trata de uma relação pessoal entre nós e Deus. Fé é um modo próprio de se relacionar com Ele; a fé que nos dá a convicção de que quando oramos, estamos conversando com o Senhor. A fé que nos faz sentir a presença de Deus onde não tem nenhum vestígio d’Ele ali.
A fé é aquela virtude que nos mantêm de pé, e não nos permite desanimar mesmo que os desafios sejam os maiores do mundo. Fé é aquilo que nos faz acreditar no impossível. Quando muitos dizem: “Não têm mais jeito, eu não vou conseguir!” é a fé que nos leva adiante.
Que nós guardemos esse dom grandioso de Deus que é a nossa fé. Que lutemos e alimentemos a nossa fé, porque é ela que vai nos manter de pé, hoje e na eternidade na presença do Senhor.
Senhor eu creio, mas aumenta a minha fé!

Mais Lidas do Mês

O amor segundo a Bíblia.

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (I Corintios 13: 4-7). Graça e paz do Senhor aos amados irmãos em Cristo em todas as igrejas do mundo que se anunciam pelo seu nome. Amados, um assunto vem me inquietando a muito tempo. O Amor. Porque as pessoas reclamam tanto que não são amadas? Porque tantas pessoas confessam não acreditarem no amor e dizem que ele não existe? Mas afinal, existe ou não amor? Vamos por parte queridos. O amor existe sim, existe e é verdadeiro. O que muitas vezes deixa de existir é a coragem para renunciar a si e amar o outro. Ora meus queridos, a Bíblia diz que o amor não é invejoso, portanto anulamos aquele sentimento que nos leva a desejar um amor exclusivo e possessivo. Percebam …

Gospel | Pequena Reflexão | Lucas 10,23.

Precisamos deixar que Deus ilumine nosso olhar, para contemplarmos o Seu Reino presente no meio de nós .
“Felizes os olhos que veem o que vós vedes!” (Lucas 10, 23).Jesus está exultando de alegria pelo Pai, louvando e bendizendo, porque não foi aos sábios, aos grandes, poderosos e entendidos que o Pai revelou os segredos do Reino, mas aos humildes de coração, àqueles que dispõe do seu coração qualquer soberba e orgulho, e o abrem para contemplar as manifestações de Deus no meio de nós. Deixe-me dizer ao seu coração: onde está a mão de Deus, que não a vejo? Onde está a graça de Deus quando me toca? Onde estão os prodígios de Deus que as pessoas exultam e eu não consigo ver? Felizes os humildes, os bem-aventurados, aqueles que estão na humildade de coração, porque são esses que contemplam a glória, a ação, a graça de Deus agindo no meio de nós! O problema não é a mão de Deus, que não está agindo, o problema é o nosso coração que não se despiu, não se revestiu de graça e humildade. Se nã…

Literatura | Gospel | Pequena Reflexão | Lucas 11,130.| Luzia Couto.

“Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lucas 11, 130)Jesus, hoje, continua nos ensinando elementos essenciais que não podem faltar em nossa oração. A nossa oração tem de ser a oração de confiança, para dizermos: “Eu sei o que Jesus pode fazer por mim e eu confio n’Ele!”.Quem confia, não desconfia. Quem confia, sabe esperar. Quem confia, sabe que Deus jamais nos abandonará! Mas, pode ser que no fruto da nossa oração não tenhamos conseguido de Deus aquilo que queríamos. Deus é tão bom e tão Pai, que não dá aquilo que queremos, mas o que precisamos! É preciso pedir, é preciso realmente bater à porta e não deixar nunca de fazer. Sabe meus irmãos, muitas vezes não crescemos nas virtudes, deixamos de aprender muitas coisas na vida porque não temos perseverança e insistência. Somos bons para começarmos muitas coisas, somos bons para fazermos muitos propósitos, mas à medida que aparecem dificuld…