Pular para o conteúdo principal

Literatura | Gospel | Pequena Reflexão | Jonas 03:05.

Jonas foi ouvido de Deus, porque ouviu a Palavra dirigida ao seu coração. Mas Jonas foi também boca do Senhor, porque foi anunciar o que Este havia lhe mandado anunciar. O profeta é assim, é aquele que tem o ouvido e a boca colados no coração de Deus para ouvir aquilo que Ele tem a falar, mas também para dizer aquilo que Deus quer que se fale. Jonas foi esse mensageiro, para que a grande cidade de Nínive não fosse destruída.Não é que Deus fosse destruir, mas os pecados daquela cidade a estavam destruindo, estavam levando-na ao buraco. Sabe, meus irmãos, muitas cidades, Estados, países inteiros, o mundo em que vivemos, nossa casa e família estão se destruindo a cada dia, porque estamos deixando o pecado entrar e ruir com vidas e famílias, com o amor e a convivência humana.São tantas coisas belas, boas e verdadeiras, mas que, diante da euforia da vida, parece que está tudo bem; e aí vamos deixando, permitindo que as coisas perniciosas e maldosas entrem. Quando vamos ver, não tem mais de pé.Lembro-me quando era menino e via tantas lojas bonitas, boas e bem frequentadas! Depois de um tempo, eu via aquelas lojas fechando, falindo… Algumas estão lá, mas só o prédio, porque foram totalmente para o buraco. Era um tempo de auge, era festa, era tudo de bom! Depois, começaram a não se cuidar. Isso ou aquilo, que nós nem sabemos, destruiu aquele comércio, aquela casa.Eu vi famílias tão boas, bonitas e belas, que festejavam, faziam belas festas, comemoravam todos os aniversários; de repente, aquela família ruiu. Sim, acontece no meio de nós, acontece entre nós. Existem cidades que parecem tão vistosas e que se não se cuidam, elas se autodestroem! Deus não quer que nada se perca, nada se destrua, mas o pecado tem o poder de destruir, de acabar com coisas belas, inclusive com as coisas de Deus, grupos e igrejas que eram d’Ele. Quantas famílias, que eram do Senhor, mas depois se perderam!Qual é o caminho, qual é a salvação? O que podemos fazer para não perdermos nossas casas, famílias e ? O que fazer para não perdermos as cidades, nosso povo, nossa vida e vocação? É preciso revestir-se da penitência, fazer o que Jonas pediu aos ninivitas que fizessem. Eles se vestiram de saco, fizeram jejum, arrependeram-se dos seus pecados, renunciaram a eles e a vida floresceu novamente na cidade de Nínive.Eu tenho a certeza de que muitas famílias vão florescer, muitas coisas, que estão caminhando para o buraco, vão tomar novo vigor; vamos tomar o caminho da penitência e nos arrependermos de nossos pecados. O Evangelho de hoje está nos dizendo que as pessoas estão pedindo a Jesus um sinal: “Jesus, dê-me um sinal para eu mudar de vida! Jesus, dê-me um sinal para eu sair da situação em que estou!”.Desculpe-me, mas nenhum sinal será dado a nós do que o sinal de Jonas. E o primeiro deles é justamente este: a conversão, e esta passa pela penitência e pelo arrependimento. Outro sinal de Jonas é que Ele entrou na baleia e ali ficou por três dias; depois, foi expelido, jogado para fora. É o Filho do homem que é colocado na terra, morto por nossos pecados, mas vem para nos dar a vida.Olhemos para Jonas e permitamos que, a exemplo dele, a Palavra nos leve à conversão e à mudança de vida.

Mais Lidas do Mês

O amor segundo a Bíblia.

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (I Corintios 13: 4-7). Graça e paz do Senhor aos amados irmãos em Cristo em todas as igrejas do mundo que se anunciam pelo seu nome. Amados, um assunto vem me inquietando a muito tempo. O Amor. Porque as pessoas reclamam tanto que não são amadas? Porque tantas pessoas confessam não acreditarem no amor e dizem que ele não existe? Mas afinal, existe ou não amor? Vamos por parte queridos. O amor existe sim, existe e é verdadeiro. O que muitas vezes deixa de existir é a coragem para renunciar a si e amar o outro. Ora meus queridos, a Bíblia diz que o amor não é invejoso, portanto anulamos aquele sentimento que nos leva a desejar um amor exclusivo e possessivo. Percebam …

Gospel | Pequena Reflexão | Lucas 10,23.

Precisamos deixar que Deus ilumine nosso olhar, para contemplarmos o Seu Reino presente no meio de nós .
“Felizes os olhos que veem o que vós vedes!” (Lucas 10, 23).Jesus está exultando de alegria pelo Pai, louvando e bendizendo, porque não foi aos sábios, aos grandes, poderosos e entendidos que o Pai revelou os segredos do Reino, mas aos humildes de coração, àqueles que dispõe do seu coração qualquer soberba e orgulho, e o abrem para contemplar as manifestações de Deus no meio de nós. Deixe-me dizer ao seu coração: onde está a mão de Deus, que não a vejo? Onde está a graça de Deus quando me toca? Onde estão os prodígios de Deus que as pessoas exultam e eu não consigo ver? Felizes os humildes, os bem-aventurados, aqueles que estão na humildade de coração, porque são esses que contemplam a glória, a ação, a graça de Deus agindo no meio de nós! O problema não é a mão de Deus, que não está agindo, o problema é o nosso coração que não se despiu, não se revestiu de graça e humildade. Se nã…

Literatura | Gospel | Pequena Reflexão | Lucas 11,130.| Luzia Couto.

“Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lucas 11, 130)Jesus, hoje, continua nos ensinando elementos essenciais que não podem faltar em nossa oração. A nossa oração tem de ser a oração de confiança, para dizermos: “Eu sei o que Jesus pode fazer por mim e eu confio n’Ele!”.Quem confia, não desconfia. Quem confia, sabe esperar. Quem confia, sabe que Deus jamais nos abandonará! Mas, pode ser que no fruto da nossa oração não tenhamos conseguido de Deus aquilo que queríamos. Deus é tão bom e tão Pai, que não dá aquilo que queremos, mas o que precisamos! É preciso pedir, é preciso realmente bater à porta e não deixar nunca de fazer. Sabe meus irmãos, muitas vezes não crescemos nas virtudes, deixamos de aprender muitas coisas na vida porque não temos perseverança e insistência. Somos bons para começarmos muitas coisas, somos bons para fazermos muitos propósitos, mas à medida que aparecem dificuld…